A inauguração das novas e modernas instalações das Óticas Carbonera Matriz se realizou num clima festivo e com reconhecimento da população
A HISTÓRIA
Os irmãos Clecir, Emerson e Eloi Carbonera destacam-se num legado vindo desde o final dos anos 60, com o exemplo do pai, Egydio Carbonera, relojoeiro de “mão cheia”, que montou uma das primeiras relojoarias no município de Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense) em meados dos anos 1970. Mas foi em abril de 1989 que os irmãos decidiram abrir uma pequena empresa que no início chamava-se OFICINA PARA CONSERTO DE RELÓGIOS CARBONERA.
No início, apenas eram consertados relógios e a oficina se localizava na rua Marfim nº 2445 . Três meses depois a empresa mudou-se para a Avenida Ipê nº 1190, em uma sala com estrutura um pouco melhor, medindo 12 metros quadrados que passou a se chamar RELOJOARIA CARBONERA, neste local, começou a venda jóias, relógios, e, continuou com consertos dos mesmos.
Em 1993, após a aquisição de um lote na Rua Carvalho nº 2706, no ano seguinte se iniciou a construção do prédio onde se situa atualmente a matriz das Óticas Carbonera. Ao mudar do antigo endereço para o novo, também, houve a alteração do nome fantasia para JOALHERIA E RELOJOARIA CARBONERA. Em 1998, a empresa passou a atuar no ramo de ótica, e encerrou definitivamente as atividades no ramo de joalheria.
Assim em 2008 a empresa passou a se chamar ÓTICAS CARBONERA, sendo ramo de ótica a sua principal atividade no momento.
NOVAS INSTALAÇÕES
Há cerca de um ano atrás começaram as reformas da estrutura da loja que teve de ser transferida para uma outra sala comercial próxima ao endereço.
Amplificando seu designer com modernidade e comodidade ao cliente, na sexta-feira, 23, voltou a sua sede as Óticas Carbonera (Matriz).
Mesmo com a chuva muitos amigos clientes se deslocaram até a loja, toda remodelada (num projeto magnifico da arquiteta Leila Klima) para cumprimentar a família Carbonera, demonstrando a credibilidade de um nome que se confunde com a história de Quedas do Iguaçu.
No momento de agradecer aos clientes o sócio proprietário Eloi com sua esposa Jeane e seu irmão Clecir se emocionou. Não é pra menos, afinal, sua história e de sua família é uma marca registrada de profissionalismo englobando hoje um dos setores mais técnicos do mercado óptico, (visão) o ramo da Física que estuda os fenômenos que têm como causa determinante a energia radiante.
Em entrevista ao JE o empresário Eloi destacou o reconhecimento da população e agradeceu dizendo “fazer tudo pelo bem estar do cliente, o verdadeiro dono disso, aqui nós só trabalhamos”. “A família Carbonera não atua somente no ramo de ótica, temos as clínicas buscando constante evolução” segundo explicou; “Na loja hoje existe uma máquina de montagem totalmente computadorizada, sendo a terceira que entrou no Brasil vinda diretamente do Japão e a novidade agora é que dispomos da marca própria de lentes Car Vision, desenvolvida como nós queremos, somos detalhistas, relojoeiro é assim, e essas lentes vem para contribuir na saúde visual de nossa população de Quedas e região”.
As Óticas Carbonera atendem a região com quatro lojas duas em Quedas do Iguaçu, Nova Laranjeiras e em Três Barras do Paraná.
Em Quedas do Iguaçu estão localizadas na Rua Carvalho 2706 loja matriz e na Rua Juazeiro, 1257
Praça Pedro Alzide Giraldi. Em Nova Laranjeiras na Rua Rio Grande do Sul 1544 e Três Barras do Paraná, na Avenida Brasil, 174. .
Redação JE reportagem Marco A. Pina (Jornal Expoente do Iguaçu
)