A marca histórica foi anunciada esta semana no sistema que comemora 30 anos com a confiança do quadro social no modelo de negócios e nos princípios cooperativistas

O ano de 2025 é de celebração para a Cresol. Ao completar três décadas de história, o sistema também comemora a marca de 1 milhão de cooperados alcançada no mês de março. A ampliação do quadro social se reflete no crescimento financeiro, que teve aumento de 33% no valor de ativos em 2024, chegando a R$ 42,1 bilhões.
Todos os anos de fevereiro a abril a Cresol realiza seu período assemblear, quando as cooperativas filiadas ao sistema promovem encontros com os sócios para debater assuntos como gestão da cooperativa; balanços, demonstrativos financeiros e distribuição de resultados; destinação de recursos para fundos especiais; apresentação de projetos de relacionamento com a comunidade, entre outros. Nesta semana (dias 26 e 27), aconteceram as Assembleias dos municípios de Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu (Centro Sul Paranaense), com excelente participação dos cooperados.

A votação deste ano está acontecendo por aplicativo, onde o associado pode votar até dia 22 de abril, mesmo não tendo participado da Assembleia (basta ir até agência e se informar como proceder). Cada cooperado, independentemente de valor investido ou da movimentação financeira, tem direito a um voto, o que representa a construção coletiva e princípios do cooperativismo, como a gestão democrática.

A exemplo de Quedas do Iguaçu que está numa crescente de associados e negócios com mais duas mil negociações em 2024, como contou o gerente Marcos Candido, em Espigão Alto do Iguaçu, a Cresol Liderança que dia 30 de junho completa 2 anos da nova agência, está com quadro crescente de cooperados, e o Pavilhão da Igreja Matriz recebeu mais de 300 pessoas que vieram prestigiar a Assembleia. “Esse momento da cooperativa aqui é muito importante onde o associado exerce o poder do voto, como a função do cooperado como um todo, o dono do negócio” destacou o gerente de negócios, Leandro José Bertolio, que acompanha os caminhos da Cresol antes mesmo da construção da agência no município.




O presidente da Cresol Liderança, Valdecir Parafianiuk, destacou à nossa reportagem que o associado está reagindo de forma positiva ao novo modelode votação. “Muitas vezes a gente fazia a transição num único dia de votação, com os minutos que o associado precisa estar conectado e acompanhar a apresentação do item e fazer a votação, fazia ter um número reduzido de votos, e mesmo reunindo um grupo expressivo de cooperados a votação ficava abaixo da expectativa, então estamos recebendo muitos feedbacks positivos o que nos deixa muito feliz porque é o direito do associado exerça esse direito de voto”.

Falando sobre a marca de um milhão de associados Valdecir destacou que “a Cresol já se consolidou, dois anos atrás se posicionamos como a terceira força do cooperativismo de crédito e são apenas 30 anos, onde em 2012 estávamos apenas na região Sul, hoje a Cresol está em 19 estados, e atuação muito grande cooperados atingindo essa marca histórica. São 59 cooperativas quase mil agências e cooperados em mais de 3. 500 municípios” complementou o presidente. Sobre a promoção deste ano que terá o cantor Daniel como embaixador, e serão distribuídos 10 milhões em prêmio aos ganhadores, Parafianiuk lembrou da importância das cooperativas nas comunidades dizendo que “é uma promoção pra incentivar o cooperado, mas principalmente para Ele olhar a importância da cooperativa existir em seu município, o resultado econômico é importante, porém, a atuação da cooperativa passa a ser olhada de maneira diferente naquilo que pode dar em ações, projetos em estar junto a comunidade, por isso o cooperado deve valorizar e deixar o seu recurso aplicado na nossa cooperativa, assim a Cresol irá fazer mais pela comunidade, ter mais resultado e consequentemente devolver ainda mais ao cooperado”.
Fundada em 24 de junho de 1995, no Sudoeste do Paraná, a Cresol tem origem na agricultura familiar, iniciando suas operações com 27 sócios-fundadores. Nos 10 primeiros anos, pouco mais de 50 mil pessoas estavam associadas ao sistema, que já atendia nos três estados do Sul, mas ainda de forma exclusiva ao público agro.
Novos públicos, mais força para o cooperativismo
Entre os anos de 2010 e 2020, a cooperativa passou por grandes transformações, que contribuíram significativamente para o seu desenvolvimento. Foi nessa década que a expansão para outras regiões do Brasil ganhou força e, em 2015, ao completar 20 anos, mais de 307 mil pessoas estavam associadas à Cresol.
Nos anos seguintes, a estruturação para abertura de público ampliou os horizontes e o sistema passou a atender ao público urbano e pessoa jurídica. Em 2020, o número de sócios havia saltado para quase 620 mil.
Ao alcançar a marca de 1 milhão de cooperados, a Cresol acredita no grande potencial de desenvolvimento para seus públicos, atualmente formados 61% por pessoa física urbana, 23% relacionado ao agronegócio e 16% pessoa jurídica. Em paralelo, para atender com qualidade e eficiência, planeja chegar a 1.000 unidades de atendimento em 2025 e aperfeiçoar cada vez mais os seus canais digitais.
