Produtores rurais de cinco municípios estiveram reunidos nesta quarta-feira, 22, na parte da manhã no pavilhão da Igreja Matriz de Espigão Alto do Iguaçu, para o Dia de Campo Regional promovido pela Emater em conjunto com a prefeitura.
A abertura aconteceu por volta das 9h30, e contou com as presenças do prefeito Hilário Checowski, vice Vanderlei Rohdem, gerente regional da Emater, Delmar Fracasso, Chefe regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Valdemir Almeida, vereadores e técnicos.
Os mais 150 produtores de leite assistiram palestras um delas com Doutor em nutrição animal, Vanderlei Bett do Instituto Ambiental do Paraná. “Nós temos um trabalho em parceria com a Itaipu, e este chega até o vizinho município de Três Barras do Paraná, pelo Laticínio Silvestre”, Ele observa a assistência técnica como fundamental para os produtores. “A gente recomenda e consegue fazer uma ração em torno de 40% mais barata do que comprar a ração comercial, sem contar que a vaca fica muito melhor nutrida” destacou. “A vaca irá produzir mais leite no seu potencial genético, vai entrar em cio no pós-parto mais rápido por não estar em desbalanço nutricional e essa vaca deixará mais lucro para o produtor”.
Para o gerente regional da Emater, Delmar, “os produtores estão interessados em melhorar cada vez mais sua atividade”. Destacando a boa participação, Fracasso falou em “aumentar os números de produção e qualidade do leite, até para que empresas se instalem em nossa região, vindas para agregar valor e transformar nossa produção, pois isso irá gerar emprego e renda e isso não fica apenas no leite, mas, em várias cadeias produtivas”.
Entre os especialistas, Simone Lugão , também do IAPAR marcou presença no encontro com a também doutora Delma F. F. da Silva da Emater.
Após o almoço aconteceram as Baterias a Campo, desta vez na propriedade do Sr. Claudio Azevedo, na Linha Boa Vista de São Roque.