O secretário de saúde Edimir Kozak usou as redes sociais nesta manhã de quarta-feira, 15, para anunciar oficialmente o primeiro óbito no município relacionado a Covid-19.
Trata-se de uma idosa de 60 anos, se encontrava internada há 16 dias em Cascavel, no CEONC, (segundo vizinhos próximos morava na Bairro São Cristóvão e sofria de câncer de pulmão) a mesma teve uma breve alta dia 7 de julho, porém, já chegou em Quedas do Iguaçu com sintomas respiratórios (tosse, falta de ar e fraqueza).
Ela internou no Hospital Municipal (H.M.) em 8 de julho, com os sintomas típicos do novo Coronavírus e também aqueles (sintomas) relacionados ao tratamento que havia iniciado em Cascavel.
Foi realizado teste rápido e o mesmo deu negativo, com isso, a equipe médica local, transferiu a paciente novamente para o CEONC, onde permaneceu até o seu falecimento dia 13.
Um novo teste foi efetuado naquela cidade e o resultado chegou na tarde de terça-feira, 14, desta vez confirmando para Covid.
Sobre o teste rápido Edimir ressaltou que “às vezes o organismo não reagiu, não criando anticorpos para a doença, como dissemos a paciente realizou teste tendo sintomas iniciais por isso não apareceu”. Ele contou que ao ser coletado o PCR (teste que utiliza técnicas de biologia molecular para detectar se o mvírus SARS-CoV-2 está presente no corpo), que demora de 5 a 10 dias para vir o resultado deu resultado positivado sendo relacionada a morte ao novo coronavírus”.
“É o nosso primeiro caso, esperamos que não tenhamos outros a óbito, pedimos para a população ficar alerta, cuidado, evitando aglomerações, utilização da máscara e álcool gel, todos os cuidados são essenciais neste momento” disse Kozak. “Uma vida não tem preço, vamos se cuidar e seguir as normas da saúde, e peçamos a Deus que livre do pior nesta pandemia”.