Home Destaques Alunos com até 15 anos só poderão ser matriculados com declaração de vacinação

Alunos com até 15 anos só poderão ser matriculados com declaração de vacinação

Alunos com até 15 anos só poderão ser matriculados com declaração de vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e multivacinação tem meta desafiadora este ano. A instrução de Ministério da Saúde é a atualização da carteira de vacinação de 95% de crianças (0 a 5 anos) e adolescentes (até 15 anos). Para isso o governo decidiu antecipar para 28 de setembro a campanha que para os demais estados brasileiros começou esta semana (05/10), e vai até dia 30.

Em Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense) das 1986 crianças a serem imunizadas, somente 219 receberam a dose até momento.

“É importante vir o quanto antes para colocar em dia a caderneta, nós emitimos uma declaração para a matrícula nas escolas, sem isso não terá como matricular os alunos”, destacou a enfermeira responsável pela imunização Alegna Cavasotto (foto).

No sábado, 17, será realizado o Dia D, onde todos as unidades da cidade estarão abertas das 8 as 17h00.

Pindorama, Linhas Estrela, Lageado Gaúcho e Dom Tomás Balduíno estarão abertas pela manhã. A tarde o atendimento será nas linhas Alto Alegre, Fazendinha e Vilmar Bordin.

Vale lembrar que o uso de máscara é obrigatório nos locais de vacinação e que a carteira é um documento exigido em diversos setores.

“RG, CPF, Cartão do SUS e Carteirinha de Vacina em dia, são documentos que tem que estar sempre junto com você, veja aí, pra matrícula escolar, precisa da declaração do Posto de Saúde”.

Alegna demonstrou preocupação com a situação atual de conscientização de pais e responsáveis. “Está cada vez mais sendo mais obrigatória a vacinação e cada vez menor a procura”.

 Ela ressaltou que há três países na América onde a Pólio ainda não está erradicada e o Brasil corre o risco de voltar a ter casos da doença. “Para isso não acontecer só com a vacinação”, completou.

Para tentar incentivar os pais a levar seus filhos até os postos serão distribuídas bolas para as crianças. Confira no panfleto abaixo as informações sobre a vacinação.

Gota - Jornal Expoente Do Iguaçu
APIO JORNAL EXPOENTE DO IGUAÇU “O SEU JORNAL”