Os mais de 29 mil associados da Sicredi Grandes Lagos PR/SP receberam na quarta-feira, dia 25 de março, parte do resultado realizado pela cooperativa em 2019 que superou os R$ 14,7 milhões. Na comparação com 2018, o resultado alcançado aumentou em 38,6%. Ao todo, R$ 4.356 milhões desse resultado, o equivalente a 30% do total, foi distribuído aos associados, de acordo com o volume de negócios que foram realizados com a instituição financeira cooperativa ao longo do ano passado. Parte desse valor já havia sido creditado na cota capital em dezembro passado, e o restante foi pago nesta semana na conta corrente dos associados que movimentaram com a cooperativa.
O total distribuído foi definido pelos próprios associados durante as assembleias, realizadas entre 03 de fevereiro e 21 de março. Mais de 18% do quadro associativo participou das reuniões que servem como prestação de contas aonde se tomam decisões estratégicas, como a que foi feita com o resultado obtido pela cooperativa. As assembleias foram realizadas em 15 municípios do Paraná e cinco de São Paulo na região da Baixada Santista.
De acordo com o presidente da Sicredi Grandes Lagos, Orlando Muffato, a distribuição de resultado para os associados é um dos grandes diferenciais de uma cooperativa de crédito, em especial o Sicredi. “Está na nossa Missão, agregar renda para os associados, para sociedade e as comunidades onde estamos inseridos. O valor distribuído aos associados fomenta a economia e contribui com o comércio de cada município”, destaca.
Já a respeito da massiva participação das assembleias, o presidente Orlando Muffato reforçou o modelo de gestão democrático onde os associados participam ativamente das decisões da cooperativa e acompanham o planejamento e as ações que vem sendo realizadas. “Cada vez mais percebemos essa consciência do associado em acompanhar e participar da vida da cooperativa. A prova disso é o aumento da participação nas assembleias”, comemora o presidente. “Tivemos mais de 5,3 mil associados presentes, e mais de 9 mil pessoas ao todo, o que representa um recorde histórico na cooperativa”, revela.