A Secretaria Municipal de Saúde de Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense) deverá começar neste domingo, 18, a vacinar os idosos da faixa etária acima de 61 anos contra a Covid-19.
Mesmo que o número de vacinas não deva suprir a demanda, até porque ainda falta vacinar quem não conseguiu se imunizar nas primeiras remessas, o prefeito Elcio Jaime da Luz comemorou a chegada das doses.
“Estes últimos dias foi de muito trabalho, viajamos a capital, fomos recebidos pelo governador Ratinho Junior e falamos com Ele sobre as prioridades de nosso município e também sobre isso” comentou.
“É gratificante a gente terminar a semana passando esperança de vida com esta vacina para as pessoas” completou Elcio.
Como vai funcionar:
A vacinação será em três etapas a primeira para quem tiver mais de 63 anos, começando das 8h00 às 10h00. Acima de 62 das 10h00 às 14h00 e finalmente acima de 61 anos a partir das 14h00 até acabar o estoque.
Serão disponibilizadas 615 doses da vacina e o local de vacinação será o Posto Central de Saúde, situado na rua Juazeiro, com atendimento em Drive thru, ou seja, o idoso é vacinado dentro do veículo.
A Secretária de Saúde, Raquel Eleutério Preto (foto), pede para todos obedecer os horários por faixa etária estabelecidos para evitar aglomeração.
Sobre o número de vacinas, Raquel está otimista, Ela lembrou que “segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passados a Secretaria Municipal, deverão sobrar cerca de 100 doses para a faixa etária dos 61 anos”. “Nós não temos como garantir quantas doses vai ter, por as vezes vir mais pessoas que o esperado”.
A faixa etária de 61 anos só começará a ser vacinada após as 14h00 e caso alguém chegar para tomar a vacina e tiver idade acima da que está sendo imunizados, terá a prioridade naquele momento indiferente do horário.
“Enquanto tiver doses estaremos vacinando” explicou Preto.
Vale lembrar que para receber a dose todos devem levar o CPF, RG e Cartão SUS.