Vacinação para população em geral acima de 45 anos continua nesta segunda-feira,14, no Posto Central Caetano Munhoz de Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense)
A equipe técnica da 10ª Regional de Saúde realizou reunião técnica de monitoramento e rastreamento de pacientes e contatos de Covid-19 na manhã ver quinta-feira, 10. Estiveram presentes equipes de saúde de Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu e Três Barras do Paraná.
Numa palestra de grande abrangência com o momento vivido pelos profissionais de saúde, a representante da (Organização Panamericana da Saúde) OPAS Katia Uchimura, passou todos os termos técnico objetivando o melhor atendimento possível para quem contrai o novo coronavírus.
“Essas ações são importantes pra gente tratar curativamente o Covid como no hospital, quando a situação do paciente é grave” comentou a secretária de saúde, Raquel Eleutério Preto. “Além das medidas protetivas de orientação de usar máscara e álcool gel e manter o distância, estamos melhorando o monitoramento para que o positivo permaneça isolado em seu domicílio” .
A vacinação vem avançando atingindo o público acima dos 45 anos. “São ações imediatas conseguimos fazer o achatamento dessa curva e diminuir o número de casos, não é só trabalhar o curativo mas a prevenção” lembra Raquel.
A iniciativa de trazer o pessoal do estado para apoiar nos municípios tem o objetivo de conduzir melhor esse manejo e rastreamento. “Estaremos usando um sistema único chamado Notifica e todas as unidades vão passar a fazer o rastreamento e acompanhamento do paciente positivado e seu familiar”.
As técnicas visam especialmente previnir para o paciente assim que tiver um sintoma, haver uma possibilidade maior de atravamento para o mesmo não ter um quadro clínico mais grave.