O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), um serviço em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Quedas do Iguaçu, que atende Transtorno Mental classificados como moderado e severo, dependência química e alcoolismo, entrou no ritmo das festas juninas e realizou o tradicional “arraiá” reunindo alguns pacientes e seus familiares numa atividade que converge à proposta terapêutica do serviço que é fortalecer os vínculos sociais.
Os pratos típicos, as músicas temáticas e a quadrilha foram bem apreciadas pelos pacientes que participaram ativamente do evento.
Atualmente, cerca de 3.518 pacientes fazem tratamento no CAPS e são assistidos por uma equipe multidisciplinar formada por médicos psiquiatras e clínico, psicólogas, enfermeira, assistente social, oficineira e demais profissionais capacitados.
“Essa comemoração é um recurso terapêutico para o fortalecimento do vínculo social. É um momento de confraternização, até porque os horários dos pacientes são específicos, conforme o tratamento de cada um.
Hoje os pacientes, familiares e os profissionais de saúde, todos se encontraram. Atividades como essa promovem a reinserção, que é um dos nossos objetivos”, explica a Coordenadora da unidade a Psicóloga Jô (Joceia Dias).
A instalação do CAPS em Quedas do Iguaçu é uma conquista relativamente recente (1 ano) e faz parte do Projeto Político de Gestão do atual Prefeito Elcio Jaime, e tem recebido a atenção especial e empenho do Secretário de Saúde Jeferson Paulek.
Fotos e texto assessoria divulgação