Foi prorrogada até 30 de setembro a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de 1 a menores de 5 anos, ou seja, de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, e também a Multivacinação para Atualização da Caderneta de menores de 15 anos de idade.
A decisão foi tomada pela baixa procura da imunização sendo que em Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense) foram vacinadas apenas 73% das crianças faltando mais de 580 para receber as duas gotinhas quye
O alerta máximo da possível volta desta trágica doença pode ser considerado também após ser detectado amostras no esgoto da cidade de Nova York (EUA) e outros três municípios daquele estado americano do vírus da pólio. Ao tomar conhecimento da situação a governadora Kathy Hochul, declarou estado de emergência na sexta-feira, 09, as amostras foram encontradas nas cidades de Orange, Sullivan e Nassau.
A paralisia infantil atingiu o Brasil nos anos setenta fazendo mais de 26 mil vítimas, a maioria crianças, foi oficialmente erradicada (graças a vacinação) em 1994, porém, virou um dos problemas vindos com refugiados principalmente venezuelanos que fogem do país para o Brasil.
A vacinação contra a poliomielite é obrigatória sendo considerado um direito da criança, os pais que ainda não vacinaram seus filhos devem se dirigir até o posto mais próximo de suas casas.