A Millpar empresa 100% brasileira e que esxporta para 9 países a partir do Paraná está oferecendo gratuitamente a 100% de suas colaboradoras a possibilidade de fazer exames preventivos ao câncer de mama e do colo de útero. Com quase um terço de mulheres em seu quadro de pessoal, somando cerca de 400 colaboradoras, a Millpar está estimulando que todas elas façam os exames precoces, o que aumenta significativamente as chances de cura em caso de doença. Filhas e esposas de colaboradores também podem usufruir do benefício, ampliando significativamente os benefícios da ação.
Até meados de outubro, cerca de 100 colaboradoras e mulheres familiares de colaboradores já realizaram os exames. Além de estimular e oferecer os exames nas redes credenciadas ao plano de saúde ofertado aos colaboradores, a Companhia organiza o transporte em grupos, liberandos as colaboradoras do expediente naquele turno. A Millpar, que valoriza a diversidade e a presença da mão de obra feminina, emprega 401 mulheres entre as unidades de Guarapuava e Quedas do Iguaçu, o equivalente a 28% do quadro de pessoal.
“Nas linhas de produção, as mulheres se destacam na finalização e no acabamento dos produtos, o que fazem com extremo cuidado. E nos setores de gestão, elas também se sobressaem bastante em nosso quadro de colaboradores, como no setor financeiro”, ressalta Ettore Giacomet Basile, diretor Administrativo e Financeiro da Millpar.
Na Millpar, as mulheres predominam em alguns setores da produção, como nas áreas se destopo (64%) e manufatura (52%), na planta de Quedas do Iguaçu. Na sede, em Guarapuava, são maioria nos setores de gestão de pessoas e gestão da qualidade (com
58% em ambos) e também na área financeira (57%).
Terezinha Lima, que atua há pouco mais de dois anos na Companhia, ilustrou os cartazes da campanha interna e
recentemente realizou os exames sem custo. “Achei a campan
ha e o apoio importantes e bastante comentado e falado na empresa, o que ajuda a incentivar as mulheres a irem fazer os exames de prevenção”, avalia Terezinha, profissional da área de serviços gerais.
Em novembro, ação semelhante ao Outubro Rosa será desenvolvida com os colaboradores, na campanha Novembro Azul, com custo zero para realização de exames para detecção precoce do câncer de próstata, com o exame de toque, e assim aumentar as chances de identificação da doença desde cedo, além do PSA, utilizado para diagnóstico antes mesmo de qualquer sintoma.