Estrada da Integração: Iniciadas as obras de readequação em Quedas do Iguaçu

A estrada ligará os municípios de Quedas do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu no Centro Sul Paranaense

Gif Geral Je Nov22 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

Após mais de um ano para conclusão dos projetos, finalmente foi iniciada na manhã desta segunda-feira, 7, as obras de adequação da nova estrada, chamada de Integração, ligando os municípios de Quedas do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu (centro sul paranaense).

Diversas autoridades marcaram presença no ponto inicial dos trabalhos na entrada do Assentamento Celso Furtado, entra elas, o prefeito de Quedas do Iguaçu, Elcio Jaime da Luz, vice Edith Maier, presidente da câmara, Adilson Polese (representante dos demais vereadores), engenheiros da prefeitura entre Eles, secretário Alcindo Penso, chefe do escritório regional IDR-PR, Delmar Fracasso, vice prefeito de Espigão Alto, José Nilson Zgoda e o representante da SEAB Valter Rodacki.

Desde os anos 80 a estrada vem sendo reivindicada no ano 2010 a Associação Comercial Empresarial de Quedas do Iguaçu (Aciqi) apresentou um documento pedindo a abertura e foi por intermédio do governador Ratinho Junior e do secretário Noberto Ortiguara que finalmente a via começa a partir desta data sua adequação para receber futuro calçamento.

Wp 1666647776701 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

O investimento chega a 4 milhões e 600 mil reais, são 32, 6 km com base para calçamento ou asfalto, no total são mais de duas mil famílias beneficiadas por passar no maior complexo de Assentamentos da América Latina formado por Celso Furtado, Ireno Alves e Marcos Freire.

Somente do lado quedense serão mais de 16 km de rodovia e a largura da pista será de 8 metros com 17 centímetros de espessura avaliada em mais de 2 milhões reais, sendo um total de aproximado de 34 quilômetros. O termo de convênio foi assinado em maio de 2022 em Curitiba pelos prefeitos dos dois municípios com o governador. No mesmo trajeto será construída a ponte sob o Rio das Cobras, em concreto armado pré-moldada, cabeceiras e pilares com altura livre de 5 metros e cumprimento de 47,60 metros ainda 8,75 metros de largura com valor estimado de 1 milhão e 700 mil reais contando com as 49 vigas fornecidas pelo DER do Paraná.

Dsc 0237 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Presidente da Câmara Adilson Polese

O presidente da Câmara de vereadores, Adilson Polkese, destacou como um “bonito ato”. “É uma grande obra para o desenvolvimento de nosso município e região que há mais de 40 anos se espera e com o esforço do nosso prefeito Elcio Jaime e o prefeito Bovino de Rio Bonito e a “benção” do nosso governador está saindo do papel”. Pediu para “todos dar as mãos, principalmente para quem vai executar a obra (citou os vereadores Preto Bento e Claudelei oriundos do Assentamento) todos vamos fiscalizar isso por essa obra ser para algumas gerações”. “É uma sementinha, o que queríamos era um asfalto, hoje será feita uma grande base para receber futuramente calçamento, por enquanto será isso “só um cascalho” mas será uma grande ajuda sendo um trajeto novo, principalmente a ponte um grande investimento”. Polese também lembrou da necessidade da colaboração dos assentados devido a largura da estrada, em alguns pontos será preciso alargar para se adequar ao projeto ainda melhor por ser uma empresa de Quedas do Iguaçu que irá fazer obra estaremos fiscalizando.

Wp 1667402190316 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

Para o secretário de agricultura Alcindo Penso a estrada “vai ser um marco que vai marcar a passagem do prefeito Elcio na prefeitura e o governador Ratinho de ligar nosso município ao sudoeste do Paraná, toda essa região produtiva”.

Alcindo - Jornal Expoente Do Iguaçu
Secretário de Agricultura Alcindo Penso falando ao microfone

Segundo Ele “a passagem pelo meio dos assentamentos é fantástica, pelo escoamento da produção com mais agilidade e segurança, isso é o desenvolvimento“. Penso filosofou ao lembrar do governador Antônio Carlos Konder Reis, da extinta Arena (1975/79), já falecido, que dizia: “governar é encurtar distâncias”. *

Dsc 0240 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Presidente da Aciqi José Carlos Marcon

Carlinhos Marcon, presidente da Aciqi lembrou que “o desenvolvimento só ocorre com a construção de estradas”, disse ainda ter sido caminhoneiro e o progresso é encima do caminhão e do transporte. “Isso vai fortalecer não somente o assentado, mas, também o comerciante pela facilidade de entrega de produtos como material de construção, isso irá ajudar muito não só comércio mas a indústria e desenvolvimento da nossa cidade”.

A vice prefeita Edith congratulou o prefeito dizendo o mesmo ter “renovado o pátio de máquinas”. “Hoje conseguimos sair do ponto zero, antes não podíamos”. “Essa estrada se vermos uma ponte, uma união entre povos, precisamos fortalecer isso, um município pro outro, interior e cidade”. “É só olhar a nossa volta e ver quanto alimento é plantado e isso precisa ser industrializado para chegar a nossas mesas e aqui está o caminho”.

Dsc 0244 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Vice prefeita Edith Maier
Dsc 0246 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Representante da Seab Valter

Quero que vocês entendam, se falou em asfalto e em calçamento aqui, para isso acontecer tem que haver uma grande base e para isso temos fazer o que está proposto no projeto, por isso peço a todos para colaborar no dia a dia para essa base seja feita conforme o projeto para futuramente termos um asfalto pra ligar os dois municípios”, destacou o representante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento Valter Rodacki.

Gif Ponto Da Visao - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade
Dsc 0247 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Gerente regional IDR PR Delmar Fracasso

Já para Delmar Fracasso, gerente regional do IDR-PR “essa é uma grande conquista, uma obra pra ser executada de grande importância para o desenvolvimento regional”. Delmar lembrou que IDR fez o primeiro levantamento (vistoria prévia) e e que contempla todas as obras necessárias para garantir a durabilidade do trecho “foi um trabalho árduo” concluiu.

Elcio Estrada - Jornal Expoente Do Iguaçu
Prefeito Elcio Jaime da Luz falando aos presentes

Para o prefeito o nome da estrada já diz tudo “integração”, se dirigiu aos presentes. “Empresário, Aciqi, agricultores do interior pioneiro, assentados e grupos representativos como o Grupo Folclórico Polonês, vereadores, governo de estado e este sonho do povo da nossa gente”. “A estrada tem um planejamento a partir do momento que estiver preparada a base, Ela pode receber pedras irregulares (calçamento) ou asfalto, pra nós não muda muita coisa, o importante é a ligação dos dois municípios, vamos cuidar dessa estrada como um pai cuida de uma filho, por ter inclusive potencial turístico, muitas pessoas irão trafegar e nós como sou gestor do momento vamos cuidar disso para sua conservação” destacou.

Elcio 2 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Prefeito Elcio Jaime da Luz em entrevista exclusiva ao JE

Sinto em aqui o compromisso que cada um terá e nós nunca iremos nos omitir do cuidado com esse trajeto, fazendo nossa parte como o governador”. Elcio lembrou dos pontos de dificuldade com referência as estradas. “Nunca na história de Quedas do Iguaçu se comprou tanto maquinário numa vez só” citou as várias máquinas e que ainda está pra chegar mais 6 caminhões. “Estamos no caminho certo, essa obra começa hoje e muitas outras virão no mesmo ritmo, desde que trabalhamos em harmonia, assumimos um novo jeito de fazer política com companheirismo e respeito” destacou.

Dsc 0261 - Jornal Expoente Do Iguaçu
  • Em Santa Catarina, o então governador Antônio Carlos Konder Reis, da extinta Arena (1975/79), já falecido, lançou o slogan “Governar é encurtar distâncias”, quando priorizou espalhar o “chão preto” sobre a terra roxa, interligando o litoral ao interior do estado por rodovias pavimentadas, o que alterou o cenário do agronegócio nessa rica região Sul do país.

Inviolavel 1 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Últimas Notícias

Comentários Recentes