Home Esportes <strong>Jogos Mundiais do Meio Ambiente acontecem em Brasília com foco na preservação e educação ambientais e apoio do ICMBio</strong>

Jogos Mundiais do Meio Ambiente acontecem em Brasília com foco na preservação e educação ambientais e apoio do ICMBio

<strong>Jogos Mundiais do Meio Ambiente acontecem em Brasília com foco na preservação e educação ambientais e apoio do ICMBio</strong>
Gif Geral Je Nov22 - Jornal Expoente Do Iguaçu

A quarta edição dos Jogos Mundiais do Meio Ambiente acontece de 12 a 19 de novembro, em Brasília (DF), com competições de quatro modalidades ligadas aos elementos da natureza: mountain bike cross country (25 km e 50 km), corrida cross country (com percursos de 5 km e 10 km), futevôlei e natação em águas abertas (de 1 km, 3 km e 5 km). O objetivo do evento, criado em 2004, é proporcionar educação e preservação ambientais através da prática de esportes nos diferentes biomas.

“Até hoje existe uma lacuna de informações entre as cúpulas do clima e a sociedade em geral. Então os Jogos Mundiais do Meio Ambiente pretendem ser uma ferramenta capaz de diminuir esse abismo e unir os povos. Cuidar dos biomas é uma obrigação da humanidade para autopreservação, e interagir com o meio ambiente através da prática desportiva prova que não existe qualidade de vida sem qualidade de meio ambiente”, afirma Lorde João Calazans Filho, Diretor de Sustentabilidade dos Jogos.

Inviolavel - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

As provas de mountain bike e de corrida cross country serão realizadas no domingo, 13/11, na Floresta Nacional de Brasília (FLONA), a unidade nacional de conservação detentora da maior quilometragem de trilhas sinalizadas e autoguiadas para esses esportes no país. São 52 km de diferentes níveis de dificuldade e trajetos.

“Para nós é uma grande honra sediar os Jogos Mundiais do Meio Ambiente porque a floresta é um exemplo de que quem ama cuida. Ano passado tivemos mais de 80 mil visitantes, que vivenciaram atividades relacionadas à educação ambiental, ao manejo de sinalização de trilhas, à pesquisa do programa de monitoramento da biodiversidade e a projetos de restauração do cerrado, todos desenvolvidos com apoio e mão de obra de voluntários”, explica Larissa Diehl, chefe do Núcleo de Gestão Integrada Descoberto-Brasília (Floresta Nacional de Brasília e Área de Proteção Ambiental Bacio do Descoberto).

Eletro - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

Já as provas de Natação em Águas Abertas estão previstas para acontecer no Lago Paranoá no sábado (12/11), às margens da capela Ermida Dom Bosco, e as partidas de futevôlei no Nação Club, em Águas Claras, no sábado seguinte (19/11).

Wp 1667402190316 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui