Campanha de atualização dos rebanhos tem início no Paraná

Pecuaristas devem fazer cadastro de todas as espécies animais existentes na propriedade até 30 de junho, sob pena de bloqueio da GTA e multas

ger j4 - Jornal Expoente do Iguaçu
publicidade

 A campanha de atualização dos rebanhos do Paraná de 2023 já começou. Os pecuaristas do Estado têm até dia 30 de junho para fazer a atualização do cadastro na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais que detenham a posse de animais de produção de qualquer espécie.

A emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) está condicionada à comprovação de atualização do cadastro. Ou seja, o pecuarista que não cumprir a exigência no prazo determinado não poderá obter a GTA, impedindo a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos, o que inviabiliza a comercialização da produção. Também estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas.

O principal objetivo dessa atualização, realizada anualmente desde 2019, é garantir a rastreabilidade e a sanidade do rebanho paranaense. A exigência do cadastro foi implantada como parte das ações que substituíram a vacinação obrigatória de bovinos e bufalinos contra a febre aftosa, em decorrência do reconhecimento internacional do Paraná como Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação.

wp 1683555036260 - Jornal Expoente do Iguaçu

“O cadastro dos rebanhos é uma medida de segurança para o próprio setor, garantindo que o nosso sistema sanitário continue forte e robusto. Por isso, precisamos da colaboração dos produtores para manter o status de sanidade animal do Paraná, que foi resultado de muito esforço e trabalho”, afirma Nicolle Wilsek, técnica do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Segundo a Adapar, as ações do Paraná foram intensificadas neste ano em razão do alerta sanitário contra a influenza aviária. Apesar de não haver registros da doença no Estado nem no Brasil, os dados precisos são ferramentas fundamentais para a atuação dos fiscais agropecuários, pois conferem agilidade para ações e medidas efetivas em casos de suspeita de doenças nos animais.

Como atualizar o cadastro

Os produtores podem fazer a atualização cadastral no sistema online pelo site da Adapar ou pelo aplicativo Paraná Agro, que está disponível para download nas lojas Apple Store e Play Store. O usuário precisa ter login e senha da Central de Segurança do Estado para acesso à página de atualização no aplicativo.

Também é possível fazer esse processo presencialmente em uma das unidades locais da Adapar, nos sindicatos rurais ou nos escritórios de atendimento do município por meio das prefeituras.

Acesse a lista de sindicatos aptos a realizar este serviço.

wp 1679584340342 - Jornal Expoente do Iguaçu
publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Últimas Notícias

Comentários Recentes