Somente os equipamentos repassados nesta quarta-feira, 21, as quatro comunidades do Assentamento Celso Furtado, Secretaria de Agricultura somam mais de 950 mil reais todas emendas parlamentares com contra partida da prefeitura
Redação JE - Reportagem e fotos Marco Antonio Pina (Jornal Expoente do Iguaçu)
A prefeitura de Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense) entregou na manhã desta quarta-feira, 21, mais uma remessa de equipamentos destinados a agricultura familiar do Assentamento Celso Furtado.
Como de costume o prefeito Elcio Jaime da Luz (PSC), acompanhado da vice Edith Maier, vereadores e secretários recebeu os presidentes e representantes das comunidades para apetitoso café da manhã na frente das instalações da secretaria localizada na Avenida Tarumã.
Os implementos foram distribuídos para as comunidades do Bom Jesus, Santa Bárbara, Nova Esperança e São Jorge todas no Assentamento Celso Furtado 3 tratores sendo dois 4 x 4 e outro 157, 2 carretas basculantes, 3 encilhadeiras e uma plantadeira 7 linhas, ainda foi entregue um veículo Fiat Strada 0 km para ser utilizado no atendimento em campo da secretaria de agricultura.
“O melhor dinheiro é o dinheiro aplicado para o benefício dos cidadãos, das pessoas de bem, das famílias e principalmente quem produz o alimento na agricultura”, declarou o prefeito Elcio à nossa reportagem. Para Ele “não adianta ficar se gabando em programas de rádio que tem dinheiro guardado ou depositado que lá no banco só enriquece o banco, agora, o dinheiro que vai para o trabalhador enriquece a agricultura e os moradores e traz o alimento para dentro de casa” destacou.
Os tratores e equipamentos estão direcionados as comunidades a prefeitura entrega em regime de comodato para o CNPJ da Associação Comunitária, sendo a comunidade que dará gestão fazendo a parte de manutenção coordenação dos trabalhos, determinação do preço do serviço, tudo para que seja dado boa manutenção nas máquinas no momento de eventual quebra e até para comprar mais equipamentos.
“Teve muitas comunidades que receberam patrulha e já adquiriram mais maquinário numa gestão bacana” contou o o secretário Alcindo. Ele agradeceu ao prefeito por “não ter deixado escapar nenhuma emenda e acreditado com a “contra partida” sem isso não viria, pois depende muito do que é disponibilizado e aquilo que é licitado então essa diferença a prefeitura tem que bancar”. Penso lembrou: “O principal objetivo é beneficiar aqueles produtores pequenos, que não tem possibilidade de comprar um trator, que possa ter o serviço comunitário, bem organizado dentro da propriedade para colher mais e ganhar mais e ter uma vida melhor”.
No total a Secretaria de Agricultura já repassou para o interior Pioneiro e Assentamentos mais 4,6 milhões de reais adquiridos através de emendas parlamentares. Os maquinários entregues nesta quarta-feira, 21, foram emendas trazidas pelos vereadores Claudinei Aparecido Alves Pereira (Ana Lanches) e Pedro Ademir de Souza (Preto Bento).