Numa ação conjunta entre a Escola Cívico Militar Jonh Kennedy e o Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) com o apoio da Associação Comercial de Quedas do Iguaçu (Aciqi) foi realizada na manhã desta segunda-feira, 5, no centro da cidade por alunos da instituição uma caminhada com o objetivo de chamar a atenção sobre o Projeto de Valorização da Vida.
A professora Maria Czechowski da Escola Cívico Militar destacou a “importância de estar se falando sobre esse assunto por as pessoas estarem sofrendo sozinhas e Elas podem pedir ajuda e contar com outras pessoas para estar auxiliando, estar ajudando com seus problemas”. Czechowski destacou que “com esse projeto os alunos irão ter uma disposição de acolher o próximo, de conversar com seus colegas e ser um ombro amigo”.
A movimentação faz parte do Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio, para dialogar e buscar ajuda quando precisar. “Eles estão receptivos quanto ao assunto e sabem que precisamos falar e aceitam até mais que os adultos, e estão dispostos e animados”.
Para o aluno Vinícius a escola é bem preocupada com isso “a gente tem palestras e teatros ainda trabalhos que nós mesmos produzimos para motivar o pessoal a não cometer atos extremos e indicar que tem ajuda e solução”. Juliano elogiou a receptividade da comunidade “os motoristas que pararam aqui pra dar esta atenção pra gente e participaram, trocaram uma ideia sobre o Projeto, até vieram pegar mudas para planta, participar e contribuir com a gente, para fazer uma sociedade melhor”. A Gabrieli destacou a ação como “uma atividade legal” Ela lembrou da vida do Ser Humano e também das plantas “hoje em dia se pensa muito em desmatar e destruir e o projeto lembra de outros caminhos”. Já Eduardo pediu para as pessoas terem “coragem de falar, ou se expressar”.
Dando continuidade as ações depois da caminhada foram distribuídas e plantadas mudas e colados adesivos em veículos com o tema do “Escolha Viver”.