A quarta edição dos Jogos Mundiais do Meio Ambiente acontece de 12 a 19 de novembro, em Brasília (DF), com competições de quatro modalidades ligadas aos elementos da natureza: mountain bike cross country (25 km e 50 km), corrida cross country (com percursos de 5 km e 10 km), futevôlei e natação em águas abertas (de 1 km, 3 km e 5 km). O objetivo do evento, criado em 2004, é proporcionar educação e preservação ambientais através da prática de esportes nos diferentes biomas.
“Até hoje existe uma lacuna de informações entre as cúpulas do clima e a sociedade em geral. Então os Jogos Mundiais do Meio Ambiente pretendem ser uma ferramenta capaz de diminuir esse abismo e unir os povos. Cuidar dos biomas é uma obrigação da humanidade para autopreservação, e interagir com o meio ambiente através da prática desportiva prova que não existe qualidade de vida sem qualidade de meio ambiente”, afirma Lorde João Calazans Filho, Diretor de Sustentabilidade dos Jogos.
As provas de mountain bike e de corrida cross country serão realizadas no domingo, 13/11, na Floresta Nacional de Brasília (FLONA), a unidade nacional de conservação detentora da maior quilometragem de trilhas sinalizadas e autoguiadas para esses esportes no país. São 52 km de diferentes níveis de dificuldade e trajetos.
“Para nós é uma grande honra sediar os Jogos Mundiais do Meio Ambiente porque a floresta é um exemplo de que quem ama cuida. Ano passado tivemos mais de 80 mil visitantes, que vivenciaram atividades relacionadas à educação ambiental, ao manejo de sinalização de trilhas, à pesquisa do programa de monitoramento da biodiversidade e a projetos de restauração do cerrado, todos desenvolvidos com apoio e mão de obra de voluntários”, explica Larissa Diehl, chefe do Núcleo de Gestão Integrada Descoberto-Brasília (Floresta Nacional de Brasília e Área de Proteção Ambiental Bacio do Descoberto).
Já as provas de Natação em Águas Abertas estão previstas para acontecer no Lago Paranoá no sábado (12/11), às margens da capela Ermida Dom Bosco, e as partidas de futevôlei no Nação Club, em Águas Claras, no sábado seguinte (19/11).